25/01/2010

ALUCINAÇÕES PAULISTANAS (I)


Avenida Paulista e sua exuberância

Explicações
Este texto é longo daí porque eu o estou dividindo. A continuação “publicarei” proximamente.



Com chuva e tudo, teria que ir para São Paulo, na região da avenida Paulista para encaminhar alguns trabalhos por lá pouco depois do seu café.
Recolheu a chaleira, ferveu um pouco de água e tomou o café que preparara na copinha do escritório.
Vacilou, pensou em adiar a viagem, mas não havia jeito. Lá pelas 10 horas e pouco, desceu pelas escadas e saiu correndo pela chuva, até alcançar o carro, estacionado mais a frente, rua com pouco movimento. Enfrentaria toda aquela chuva, o trânsito complicado, horas parado no Cambuci, começou a ter dor de cabeça só de pensar no que passaria.
Tentou se acalmar, contar até dez, pensar em algo agradável transpondo-se para o período da tarde quando já estaria de volta com tudo resolvido, mesmo que no começo da noite.
Não foram grandes as dificuldades. Surpreendentemente chegara rápido. Em São Paulo a chuva diminuíra. Não demoraria muito e o céu começara a limpar e o sol já se impunha no começo tímido, esquentando no final da manhã. Aquele calor úmido que aguça o mal estar, a preguiça, embora a poluição estivesse contida pela chuva intensa de há pouco.
Estacionou na rua da Glória, no estacionamento mais barato, embrenhou-se pela praça da Sé, invadida por desocupados, alguns ainda molhados, encolhidos no alto da escadaria da Catedral e desceu para o metrô. Havia nas escadas uma dezena de vendedores de guarda-chuvas baratos, decepcionados com a chuva que durara pouco e o sol que brilhava. Seguiu de metrô até o MASP, fazendo antes conexão na estação Paraíso.
Sempre ficava um pouco longe do vão dos trilhos, sempre no meio da plataforma. Imaginava alguém o empurrando na hora em que o trem chegasse. Clima de terror que talvez viesse da infância, porque gostava de assistir e se assustar com aqueles filmes B. Um filme impróprio para sua idade naqueles idos em que havia severo controle, “O fantasma da rua Morgue”, suspense com Patrícia Medina que o deixara sobressaltado e um dia depois, ficara doente, febril, explicara a benzedeira, depois de uma semana sem melhora, que era apenas o susto que afetara as lombrigas. Mas que lombrigas eram essas? Nunca jamais as vira. O caso é que depois da bênção feita pela benzedeira, com o dedo polegar fazendo cruz em seu rosto descendo pela testa e se encerrando no peito, no dia seguinte já estava melhor. E também porque na infância costumava brincar com amigos nos trilhos do trem. Uma passagem estreita ligava dois bairros permitindo que trabalhadores apressados e até estudantes ganhassem tempo cortando caminho por ali, sempre cuidadosos ao cruzar os trilhos mesmo que não houvesse sinal de trens se aproximando nos dois sentidos. Para os garotos aquele ponto se constituía numa verdadeira festa. Quando o trem se aproximava, colocavam moedas nos trilhos esperando o resultado do amassamento que as rodas de ferro produziam. Escolhiam as melhores como relíquias. Nessas vezes à medida que o trem se aproximava tinha a estranha sensação de algum desastre iminente tal era o seu tamanho, o seu peso, sua velocidade e aquele ruído de ferro contra ferro. Um monstro. Por esse pensamento doentio agravado pelo suor que lhe encharcava a roupa manteve-se afastado um metro da linha de segurança amarela. Não se sentia bem. O calor por volta do meio-dia era intenso, úmido.
Contou as estações. Desembarcou na avenida Paulista, entrou no Fórum federal, providenciou cópias de julgado que não o favorecera. Inconformado com a má qualidade da decisão judicial, imaginando como apelaria, sentira certa fraqueza. Precisava se alimentar.
Caminhou no sentido da Consolação. Na altura do Conjunto Nacional, do lado oposto, parara numa lanchonete para uma água gelada e para se recompor do calor e do desconforto do suor que agora escorria pelo seu rosto.
Acomodara-se numa banqueta, pusera a pasta de papéis no vão sob o balcão, cuidando em apoiar o cotovelo num ponto limpo. Enxugou-se com o lenço, sentindo algum alívio em estar ali.
Um atendente negro, simpático, do outro lado do balcão, enrolado num avental impecavelmente branco anotou o seu pedido: água gelada e um sanduíche de queijo quente.
Sentia o cheiro enjoativo de um misto de presunto e queijo meio queimado na chapa. Cheiro que não suportava era o de churrasco, aquele odor de sebo derretendo na chapa ou na brasa. Ou de costela de boi também na brasa.
Tentando sobreviver àqueles cheiros que reviravam seu estômago, fixara-se no movimento da avenida, sem poder evitar o desvio de sua mente. Tal qual um colecionador doido, passou a contar os ônibus que passavam em frente. Essa mania já o atormentava no escritório quando olhava para o ponto lá embaixo. Quando percebia essa contagem insana, voltava para sua escrivaninha, recompondo-se. Essa contagem sem sentido o atordoava. Bastava uma depressãozinha e lá estava ele contando carros, caminhões, ônibus. Praticava sem perceber espécie de auto-hipnose.
O monóxido de carbono dos ônibus lá fora que se misturava aos odores enjoados da lanchonete o deixavam atordoado, ausente.
Do seu lado direito, no balcão, dois homens conversavam sobre futebol do domingo e riam alto, divertindo-se com a derrota do Corinthians para o Palmeiras, por dois gols. O advogado não se voltou para eles. Manteve-se firme olhando para a avenida Paulista. E aquela gente toda, alguns ambulantes vendendo bugigangas, altos brados, ruídos de motores desregulados e de motos, fumaça preta...
Sem muita explicação, num dado momento, teve a sensação de que saíra da lanchonete da Paulista e se projetara para algum canto qualquer no espaço. Como um avião que decola a jato.
Abrupta e violentamente, sentiu o pavor de se encontrar consigo mesmo, como prisioneiro diante de um espelho e, pelos seus olhos, não entendesse seus próprios olhos e sua própria imagem refletida, que se tornara, então, desfigurada. Um outro rosto se sobrepusera ao seu próprio rosto, inquisidor. “Quem era ele?”
Como se uma porta se abrisse, revelasse uma cena de vasto deserto, um chamado ao longe, um aceno quase imperceptível. Era ele nalgum lugar indefinido, olhando na mesma linha dos seus olhos, o mundo lá fora, violento, avermelhado, seco, desértico, sedento com pequenos pontos verdes que brilhavam como esmeraldas, num contrataste impressionante de resistência à desolação.
A fumaça preta que o envolvia se tornara vermelha, venenosa. Os ônibus pareciam estar numa distância infinita, como se olhasse por um binóculo poderoso, com imenso alcance, ao contrário. As pessoas igualmente distantes pareciam flutuar, emitiam cores diferentes: violeta, vermelho, amarelo, azul...
Foi acordado de seu devaneio (ou sonho, ou pesadelo), pela pergunta do atendente do barzinho, impaciente com o silêncio do freguês:
- Seu queijo quente e a água doutor estão aí, doutor. Deseja mais alguma coisa?
De volta ao chão da Paulista, engoliu o sanduíche, bebeu a garrafinha inteira de água gelada, o que o recompôs, levantou-se dando dois passos para o caixa do lado esquerdo, próxima da saída. Uma mulher magríssima, cabelos compridos à altura dos ombros, vestido vermelho decotado como se quisesse mostrar o que não tinha, com um risinho irônico fez o troco sem olhar para o rosto do advogado. Já na calçada dez metros depois, voltou para o boteco para apanhar a pasta que ia esquecendo sob o balcão. Meio atordoado, decidiu caminhar, descendo a Consolação. Dobrou à direita, foi para o outro lado para aproveitar a sombra porque o paletó lhe pesava, até chegar nas imediações dos muros do cemitério da Consolação. (continua)

Um comentário:

Caio Martins disse...

Supimpa! Mande logo o resto!