08/07/2013

“NÃO CONFUNDA O AMOR”

           
“Aquela quarta-feira, no ônibus para chegar a São Paulo, quase três horas de viagem. Não sei mais dirigir na minha cidade. É mais seguro o ônibus e o metrô a partir do Terminal do Tietê.
Vou lá para os últimos lugares do ônibus para ler e cochilar. Na minha pasta, o pequeno grande livro “Minha Formação” de Joaquim Nabuco – que lamentei um pouco ao chegar à última página.
Uma senhora bonita entra apressada no ônibus. A última passageira a embarcar. Ela me encara, faz um leve movimento de cumprimento mas não a reconheci. Talvez alguém que nalgum instante por causa da minha profissão, um encontro casual no Fórum, na própria cidade.

Na chegada ao Terminal do Tietê me apresso para as rolantes ao andar superior, ansioso com compromissos no Tribunal de Justiça do Pátio do Colégio.


Um chamado:
- Doutor espere, preciso lhe falar.
Volto-me. Aquela moça bonita, de cabelos castanhos chegando aos ombros, olhos vivos, algumas rugas revelando maturidade. Vestia uma blusa vermelha e saia preta combinando.
- Não me reconheceu? Eu sou a C.M. O senhor fez a minha separação e muito me ajudou...
- Mas, você está realmente muito bonita! Por isso não a reconheci.
- Casei-me de novo e mudarei para a Europa, disse ela. - Meu marido está sendo transferido para lá e mudaremos na semana que vem. Nem carro tenho mais. Vou visitar minha mãe em Santana. Me despedir.
Tomou minhas mãos, apertou-as e agradeceu.
- O senhor foi muito legal comigo.
Aproximou seu rosto para troca de beijinhos no rosto. Acedi.
Mas, não. Ela beijou-me na boca de modo delicado.
Apenas disse:
- Não confunda o amor.
Afastou-se, fez um sinal de adeus e seguiu nos rumos do metrô no sentido Santana (Tucuruvi).
Fiquei ali parado alguns minutos, me recompondo. Segui, então, no sentido contrário subindo as escadas rolantes para embarcar no metrô sentido Jabaquara. Em 15 minutos desceria na Praça da Sé.

Muito surpreso ainda lembrei-me bem do que se passara com ela havia alguns anos.
Fora contratado pelo seu ex-marido para formalizar a separação judicial. Por isso, desconfiada, a muito custo ela aceitou falar comigo.
Apresentou-se uma mulher envelhecida, de olhos fundos, muito magra, revelando no rosto seus desgostos com o casamento em vias de se encerrar de modo traumático.
 O marido já vivia com outra mulher.
Com cuidado fui dissipando as desigualdades, os desentendimentos diminuindo os traumas da separação que nesse caso eram evidentes.
Foi só isso. O que mais fizera que não fosse o que tinha que ser feito?”


2 comentários:

Caio Martins disse...

Grande Milton! Adorável texto, humano no melhor sentido da palavra, simples e capaz de enternecer. Gostei muito!
Forte abraço!

Márcia Sanchez Luz disse...

A sensibilidade e a empatia são qualidades raras, que fazem com que alguém aja de forma correta, como no caso em questão...
Lindo texto, Milton!

Abraços

Márcia